Antes de qualquer coisa, não estamos falando das pessoas que roubam a série inteira do treino somente para gerar a ilusão de que conseguem erguer uma carga maior, estamos falando da técnica de treino “roubar” que dita que permitir um pouco de impulso para conseguir algumas repetições a mais pode ser proveitoso quando o objetivo é hipertrofia muscular.
Muitas discussões exploraram se tal prática vale a pena ou não, contudo pesquisas recentes mostraram que realmente existe um meio termo entre a boa forma e um “impulso” que pode gerar mais estímulos na hipertrofia. O estudo foi realizado usando o exercício elevação lateral. (Arandjelović)
De acordo com o autor:
“Um aumento moderado na carga e o uso de impulso(roubar) permite que a força no exercício seja aumentada. Em contraste, o uso excessivo de impulso resulta em menos demanda nos músculos sendo trabalhados, pois um aumento excessivo na carga reduz o estímulo total da hipertrofia devido ao número reduzido de repetições feito em boa forma e consequentemente diminuindo o tempo sobre tensão.”
E tem mais: você não vai querer usar esta técnica ou abusar dela quando fizer exercícios que envolvam riscos inerentes em uma junta, como no agachamento, levantamento terra ou no desenvolvimento. Contudo, alguns exercícios como rosca direta e elevação lateral podem ser beneficiados com um pouco de impulso para conseguir algumas repetições a mais no fim da série. Lembre-se, não exagere, pois roubar demais simplesmente diminuí a carga nos músculos que estão sendo trabalhados e ainda expõe o corpo a lesões mais graves.
Texto por: Brad Schoenfeld e Bret Contreras
Referências:
Arandjelović O. Does cheating pay: the role of externally supplied momentum on muscular force in resistance exercise. Eur J Appl Physiol.?2012. [Epub ahead of print].
Nenhum comentário:
Postar um comentário