A grande maioria das pessoas que estão em uma academia tem como objetivo o ganho de massa muscular e consequentemente precisam adotar o bulking como medida principal para maximizar o ganho de massa muscular, mas será que você está fazendo o suficiente ? Veja 3 dicas simples para amplificar seus ganhos durante a fase de bulking e ainda evitar acúmulo desnecessário de gordura.
1 – Evite aeróbicos, mas não completamente
A não ser que você tenha o metabolismo mais rápido que um periquito, fazer aeróbicos de maneira esporádica e de baixa/média intensidade, só tem benefícios. Além do aumento na resistência – que em alguns exercícios e métodos de treino pode ser útil – a leve adição de aeróbicos na rotina pode aumentar o apetite e ainda acelerar a recuperação muscular(1). Dois fatores muito interessantes para qualquer pessoa que esteja em bulking.
2 – Não esqueça das fibras
Só porque você não tem o intestino preso, não significa que você não precise de fibras. Quem treina pesado e segue uma dieta rígida(principalmente quem está em bulking), precisa ingerir fibras. As fibras possuem o poder de maximizar a digestão de alimentos, pois desaceleram o esvaziamento gástrico, fazendo com que os alimentos sejam absorvidos com maior eficiência. Como se não fosse o suficiente, as fibras também tem um papel importante na saúde do trato intestinal e no controle do nível de açúcar, já que a mesma impede picos extremos de insulina. Isto poderá ter um impacto positivo na sensibilidade da insulina, o que é extremamente importante no bulking, já que pouca sensibilidade pode gerar um aumento de acúmulo de gorduras.
3 – Foque-se na dieta e não no treino.
O segredo para um bulking eficiente não está nos métodos de treino e sim na dieta. Antes que você pense que este é mais um “bla bla bla” sobre a importância da dieta, considere o fato de que a única coisa que pode sair errado em um bulking é de fato a dieta, o treino pode ser sempre o “mesmo”, tanto no bulking como cutting. Alias, é necessário treinar ainda mais pesado no cutting para preservar massa muscular e elevar os níveis de hormônios anabólicos.
Com isto em mente, esqueça os métodos de treino que você vai usar no bulking e foque-se no que você vai colocar na boca. De longe, o principal motivo de fracasso de qualquer bulking é a pessoa pensar que está comendo o suficiente, sem nem mesmo estar contando calorias. Só porque você come um prato gigante no almoço e na janta, não quer dizer que está comendo suficiente. A não ser que você já seja experiente e já seguiu dietas com sucesso, não tente fazer uma dieta somente se basendo no instinto. Provavelmente você não vai crescer e ainda acabar culpando o seu treino pelo fracasso.
Este papo de calorias já está mais do que batido, o importante é colocar em mente que o que você fará fora da academia terá muito mais impacto no seu bulking do que você fará dentro da academia (além do que você já faz normalmente).
Referências:
1 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11219498
Nenhum comentário:
Postar um comentário