sábado, 18 de agosto de 2012

COLÁGENO


Nos últimos anos houve grande aumento no interesse sobre o colágeno como a mais importante e fundamental proteína para o crescimento e regeneração correta do corpo. Existem mais de 20 tipos de colágeno no organismo, é a proteína mais abundante no corpo humano, formada por fibras colágenas. Essas fibras se encontram em todas as células de origem animal, não existem nos vegetais, e são responsáveis por mais de 30% pelo processo de cicatrização e regeneração.
Combate à flacidez, rugas, e fragilidade óssea; enrijece os tecidos da pele; colabora no aumento da tonicidade dos músculos; previne o surgimento de estrias e celulite; fortalece as unhas e melhora o aspecto dos cabelos e auxilia como coadjuvante em dietas de emagrecimento.
É formado naturalmente no corpo, mas começa a se perder na progressão de 1% a cada ano a partir dos 30 anos. Tabagismo, excesso de sol sem proteção adequada, tensões físicas e emocionais também comprometem a produção desta substância. Em qualquer um destes casos, recomenda-se fazer reposição, a fim de evitar a perda da elasticidade e firmeza da pele, além do enfraquecimento de tendões e ligamentos.
De acordo com a Universidade de Viena, a falta de colágeno, no corpo causa endurecimento da bexiga, problemas na próstata e diminuição da fixação do cálcio. Atualmente existem vários alimentos enriquecidos com essa proteína. Estudos mostram que o uso diário de colágeno extraído industrialmente dos ossos, pele e tendões de animais não tem contraindicação, não engorda e estimula a produção de colágeno natural que se perde com o passar do tempo. Para manter a tonicidade da pele e evitar a “temida” flacidez, recomenda-se a suplementação de colágeno associada a prática de atividade física freqüente, alimentação adequada e uma boa hidratação.

O colágeno pode ser consumido em cápsulas ou em pó (saches) junto com frutas e vitaminas. Para melhor absorção é recomendado a ingestão de alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas) e E, selênio e zinco (abundante na castanha e avelã).

Daniele C. Fernandes
Nutricionista – CRN 5006

Nenhum comentário:

Postar um comentário